quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Mais Um Post de Natal



Chegamos a mais um Natal. Posso dizer que por duas ou três vezes publiquei posts natalinos, como sempre movido pela aura de paz e pelas boas vibrações que naturalmente emanam nesta data. Contudo há algum tempo já havia abdicado de postar novamente sobre o natal, já que tudo o que se ouve no natal é sempre mera repetição do natal passado. No entanto, encontro-me aqui mais uma vez frente ao computador escrevendo, refletindo, tornndo públicos meus pensamentos.
Há, no entanto, um bom motivo para que eu esteja fazendo isso agora, e este motivo é a vontade de agradecer a todos os que fizeram parte da minha vida neste ano e, por "fazer parte", entendam-se simplesmente terem falado comigo por um segundo, terem estado sentados numa sala de aula me ouvindo falar, tendo me ajudado, me dado apoio, torcido por mim, enfim, ter tido de algum modo em algum momento alguma conexão com a minha vida. Quero a todos vocês, além de agradecer, deixar os meus mais sinceros votos.
Devo dizer que por alguns momentos fiquei pensando em que votos seriam esses já que eu gostaria de fugir da generalidade de um "Feliz Natal". Primeiro porque a idéia do que possa ser um feliz natal soa bastante vaga para mim, segundo porque por mais feliz que possa ser o seu natal, um dia apenas de felicidade não estaria a altura do que desejo a todos vocês e, terceiro, porque gosto mesmo de fugir de tudo o que é óbvio.
Pensei que seria uma boa idéia desejar dinheiro, visto que, como todos sabemos, o dinheiro não compra felicidade mas, em contrapartida a felicidade também não compra dinheiro. E muita gente pode ser mais feliz à medida que possui mais dinheiro, até porque no Brasil, ter dinheiro quer dizer que você pode fazer o que quiser sem se preocupar com o que pode acontecer. Aí está o Sarney, aí está o Arruda, aí estão tantos outros como o Dr. (ex-doutor?) Abdelmassih que hoje foi solto pra poder curtir o natal e quem sabe mais quanto tempo com a família ao mesmo tempo que muitas pessoas que se viram tão desesperadas ao ponto de roubarem comida para dar aos filhos, encontram-se presas há anos.
Pensei então em desejar toda a esperteza do mundo, afinal, moramos no país do "jeitinho" não é mesmo, num lugar onde é uma virtude ser capaz de levar vantagem em TUDO, pouco importando os meios, onde há um ditado que diz que "o mundo é dos esperrrtos". Poderia contrariar o espírito de natal que só dá presente para os meninos que se comportam e desejar que todas as suas maracutaias dessem certo, que as suas mentiras nunca fossem descobertas, que de uma forma ou de outra vocês fossem sempre os melhores, que estivessem sempre em evidência, que pudessem sempre ser adimirados, cultuados ou idolatrados, nem que fosse por causa do tamanho da bunda ou dos seus músculos, por cantar um funk cheio de palavrões e dizer que é da favela, ou por qualquer motivo que seja...
Mas diante de tanta superficialidade e de uma degradação e desmoralização quase que completa da nossa própria vida em sociedade, pensei que os melhores votos ainda poderiam ser o tradicional "feliz natal" e "que todos os seus sonhos se realizem". E então, apenas ao dizer isso é que entendo que esses também não são os melhores votos porque há muita gente que nunca teve sonhos e muitos outros que já deixaram de sonhar. Entendo então, e desejo que vocês sonhem sempre, sonhem mais, e quando já tiverem tantos sonhos que nem saibam por onde começar, que vocês possam sonhar mais ainda, porque sonhar, isso sim é o primeiro passo de toda e qualquer realização.
Desejo a todos então um "feliz natal" sim, mas que mais que apenas um dia feliz suas alegrias possam ser prorrogadas e possam durar para sempre através de tudo aquilo o que sonharem. Não tem sentido dizer "que todos os seus sonhos se realizem" a alguém que não sonha, assim como não tem sentido querer que algo aconteça em sua vida se você não estiver esperando por nada. Sonhar significa acreditar em si mesmo, significa não acreditar em perspectivas ou no que os outros pensam ao seu respeito, sonhar significa dar o passo inicial de um projeto bem sucedido.
Feliz natal! E felizes sonhos para todos! Que cada sonho sonhado, esses sim se concretizem. Esses sim são os meus votos.
Um forte abraço natalino a todos!

3 comentários:

  1. Awwww, fofo, Cello!

    Espero que meu sonho sonhado se concretize mesmo! E um dia, talvez, serei seu colega professor de ETAPA!

    Abraço, Feliz Natal zuper ano novo

    Gabriel Lindenbach

    ResponderExcluir
  2. É por essas e outras que eu fico queto na sua sala.
    Merece respeito e adimiração!
    Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
    Abraços do "Marechal"

    ResponderExcluir
  3. Quem te ve em sala não diz que você escreve tão bem.
    As pessoas deveriam te respeitar mais porque apesar de você aparentar não saber nada(é o que eles falam) você manja muito.
    Parabéns pelo texto. ótimo!

    Beijos
    :**

    ResponderExcluir