sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Post nº 1


Postado originalmente em 13/12/2004 18:14

Tava louco da vida o cidadão nordestino dentro do ônibus - eu obviamente percebi sua origem devido ao sotaque arrastado e típico da região. Mas o fato é que ele realmente estava indignado e contava alto para o seu amigo a sua situação como se o pobre interlocutor tivesse alguma culpa. Parece que falava sobre sua ex-mulher.
- Eu num pagu! Num rou pagá a pensão di jeitu ninhum e sabe pur quê? Si juntá tudo os homi qui ela têrre, óia... dá pá muntá um time de futebol cum 11 na linha (não me pergunte onde ele viu um time assim), 1 no gol, 5 reserva e óia, si bubiá ainda dá prá arruma uns gandula...
E o amigo só ouvia enquanto o cabra da peste falava poucas e boas da pobre - ou nem tanto - mulher. Eu também ouvia atento sua narrativa, não só por ter percebido na estória uma certa dramaticidade e humor também (a gente sempre ri da desgraça alheia...) mas também por ser impossível não ouví-lo pronunciando em alto e bom som suas frases indignadas.
Já se aproximava o meu ponto e - infelizmente, pensei - tive que me levantar para descer mas nao sem antes ouvir uma quase conclusão da estória:
- Aí otru dia eu fui na carra dela e dei 5 reais pro muleque. Nossa parecia qui eli tinha ganhu na loteria...
- Mainha! Mainha!
- Que isso minino? Alguém morreu foi? - a mãe respondeu.
- Não mainha, é que o painho me deu 5 reais...
E a mãe só pra desdenhar:
- E 5 reais é dinhêro é?
Ao que o menino responde:
- Ué mãe... Esse painho me deu 5 reais! O outro painho me deu só 1...

Um comentário: